A população de Contagem terá um grande evento entre os dias 7 e 9 de julho: o “Kmon Ride”, evento de ciclismo que faz parte do calendário nacional do esporte chega à cidade pela primeira vez. Contando com modalidades off road, o “Kmon Ride” contará com atletas de todo o Brasil, que participarão de provas repletas de desafios, com obstáculos e curvas, dentro de um circuito radical que vai exigir muita dedicação e espírito de aventura.
MTB (mountain bike), trail run (corrida em ambiente natural, que pode ocorrer em trilhas, com trajeto mais longo ou reduzido), e escaladas estão previstas na programação. A expectativa é que cerca de 700 atletas participem do evento.
Nesta sexta-feira (23/6), os organizadores do evento estiveram na Prefeitura de Contagem e dialogaram com a prefeita Marília Campos sobre as atrações que irão permear toda a programação. Para Fernando Melo, coordenador do “Kmon Ride”, “é um prazer fazer parte de um processo de reativação do parque Fernão Dias, que tem todas as condições de se tornar um bike parque”. Segundo ele, “em Contagem há um público fiel aos esportes, inclusive ciclismo, e devido às provas ocorrerem em meio à mata, traz uma adrenalina a quem estiver disputando”. “É um circuito novo, que há três semanas está sendo montado e que ficará como legado para a cidade. Tenho certeza que os atletas da cidade e da Região Metropolitana irão usar o circuito daqui por diante e irão cuidar para que outros também utilizem”, disse.
Pontes de madeiras, curvas, passagem de água, obstáculos e muita diversão estão no caminho dos competidores. Mesmo com todo o circuito sinalizado, Melo acredita que muitos serão os desafios àqueles que se inscreveram. “São cerca de oito quilômetros de desafios aos competidores, com dificuldade técnica, mas que, ao mesmo tempo, traz a adrenalina e o sentimento de superação. Tudo em meio à natureza”, destacou, salientando que mesmo o atleta iniciante vai se divertir.
Para a prefeita Marília Campos, o “Kmon Ride” “vai promover o entretenimento, encontro, estimular o atletismo e o ciclismo e, tudo isso, junto à natureza”. Para ela, o “Kmon Ride” é uma forma de fortalecer a prática do esporte no local, uma vez que a trilha que está sendo construída e será entregue no dia 2 de julho, permanecerá no parque. “É uma contrapartida que nos ajuda a arrumar o parque Fernão Dias ainda mais. Lá já funciona o Diversão em Cena e tantos outros programas e, agora, atividades de ciclismo”, falou. Marília salientou, também, a importância de outras atividades, como a escalada, destinada às crianças e aos shows. “Todos os dias haverá show de rock e, de acordo com a programação, as crianças também poderão participar das escaladas. O morador de Contagem deve acessar a programação e prestigiar o evento entre os dias 7 e 9 de julho”, completou.
Estiveram presentes à reunião os secretários Ivayr Soalheiro (Esportes e Lazer) e Maria Thereza Mesquita (Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável); e o diretor de Parques, Rafael Mendes.
Entretenimento
De acordo com a programação, três shows irão acontecer no “Kmon Ride. Na sexta-feira (7/7), Rafael Vegas é o convidado. No sábado (8/7) será a vez da “Equipe Rock” e do “Mercado Negro” agitarem o local e, domingo (9/7), as bandas Matahari e Dona Odeteh fecham o evento. A programação completa pode ser acessada em www.contagem.mg.gov.br/kmon-ride.
Gratuidade
Cerca de 200 cupons foram cedidos aos moradores de Contagem para que, em troca de quatro quilos de alimentos, participassem da prova de forma gratuita. As inscrições foram feitas, inicialmente, pela internet, por meio do site da Prefeitura e, posteriormente, por desistência dos inscritos, 40 vagas foram preenchidas diretamente no parque Fernão Dias. Para a troca pelo cupom, o morador de Contagem precisou doar dois quilos de alimento. O mesmo precisará ser feito quando for feita a troca pelo kit da prova. “Esses alimentos serão doados a várias instituições de Contagem, o que mostra um viés social do evento. Pedimos às pessoas que se atentem à programação e não deixem de levar os alimentos para finalizar o processo”, encerrou Fernando Melo.